Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosangela Silva Santos - Psicólogo CRP 06/155562
A terapia online disparou em popularidade nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram e desfrutam das vantagens dessa forma de atendimento psicoterapêutico. Apesar de ela ainda despertar dúvidas, principalmente em quem não tem familiaridade com a tecnologia, tem recebido feedbacks positivos dos pacientes.
Em um mundo onde se busca a praticidade acima de tudo e poupar tempo a todo custo, a terapia feita através da internet é uma solução excelente para pacientes. Se você está em busca de atendimento psicológico, não hesite em fazer a sua pesquisa sobre a terapia online e encontrar ajuda para solucionar os seus problemas.
Neste post, procuramos responder as dúvidas mais comuns sobre o funcionamento da psicoterapia online.
O que é terapia online?
A terapia online, por vezes chamada de teleterapia, é a modalidade de atendimento psicoterapêutico feita virtualmente. Os aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets, com conexão à internet são utilizados para realizar sessões à distância com os pacientes.
A prática se tornou possível no Brasil em 2018 após receber autorização do Conselho Federal de Psicologia. A regulamentação aconteceu em um momento oportuno uma vez que durante a pandemia de coronavírus, a qual teve início dois anos depois, a busca por atendimento psicoterapêutico online disparou.
As pessoas não puderam sair de casa e levar as suas vidas de maneira normal por longos períodos, o que as levou a buscar ajuda psicológica para enfrentar as dificuldades trazidas com essa fase. Dessa maneira, a terapia online adquiriu maior popularidade entre os pacientes e se tornou a opção ideal para milhares de brasileiros.
As consultas geralmente são realizadas através de plataformas, softwares e aplicativos de videochamada, como Skype, WhatsApp, Zoom, Google Meet, entre outros. Alguns sites de terapia online possuem a sua própria plataforma enquanto outros fazem uso desses programas gratuitos.
Como são as sessões de terapia online?
As sessões de terapia online são similares às sessões de terapia presencial. Nada difere em termos de conteúdo e objetivos. A principal diferença na maioria dos casos é a ausência do deslocamento até o consultório do psicólogo.
Algumas abordagens psicológicas, como a psicopedagogia, utilizam ferramentas e utensílios para desenvolver atividades com os pacientes. No caso da terapia online, o psicólogo utiliza ferramentas alternativas próprias para o atendimento à distância. Então, o aproveitamento não é perdido.
As sessões também possuem a mesma duração da terapia presencial, cerca de 45 a 60 minutos. A primeira consulta é voltada para a apresentação do psicólogo, abordagem psicológica e modalidade de atendimento.
O paciente pode receber o atendimento em qualquer dispositivo da sua escolha e, preferencialmente, em um cômodo confortável e silencioso da casa.
Aliás, a terapia online abraça todos os públicos.
O atendimento online pode ser feito tanto individualmente quanto em grupo ou em casal, independentemente da idade dos pacientes. Nas consultas com mais de uma pessoa, a modalidade online pode ser até mais versátil dado que facilita o encontro de dias e horários em comum entre todos os participantes.
Quais são os benefícios da terapia online?
Se você tem interesse na terapia online, deve estar se perguntando o que realmente a diferencia do atendimento presencial, além das características básicas. Quais são as vantagens que o paciente recebe ao escolher essa modalidade, afinal?
1. Comodidade
A comodidade é um dos principais benefícios. O paciente não precisa se deslocar da sua residência para fazer o atendimento e pode selecionar um ambiente da sua casa, com a qual já possui familiaridade, para fazer as sessões.
Dessa maneira, evita o estresse do trânsito e, embora haja interrupção de seus afazeres domésticos por alguns minutos, ele pode retomá-los rapidamente após as consultas online. Crianças e adolescentes, sobretudo, podem se beneficiar da psicoterapia online quando os pais não têm tempo para levá-las ao consultório.
A comodidade também se estende para os momentos em que você não está em casa. Não é necessário pausar as consultas durante uma viagem, por exemplo.
2. Horários de atendimento flexível
Os horários de atendimento tendem a ser mais flexíveis tanto para o psicólogo quanto para o paciente, como ter mais variedade após às 18 horas, ou começar cedo de manhã. Como o paciente não precisa contabilizar o tempo de deslocamento até o consultório, ele pode encontrar um horário mais cômodo na sua agenda para ser atendido.
Além disso, agendar uma consulta de emergência é mais fácil. Se o paciente estiver passando por uma crise ou grande dificuldade no dia da consulta, é mais provável que encontre um horário disponível no mesmo dia devido à facilidade para executar a consulta.
3. Segurança no atendimento
Uma dúvida muito comum em relação à terapia online é acerca da sua segurança. Existe a possibilidade de os dados do paciente serem vazados? Como assegurar a segurança do seu computador? As plataformas usadas pelos psicólogos foram desenvolvidas especialmente para a realização de videochamadas, então elas possuem um sistema de segurança próprio para mantê-las seguras e sigilosas.
4. Favorece quem possui dificuldade de locomoção
Pessoas que têm dificuldade de locomoção, seja por condições de saúde física ou mental, podem preferir iniciar as consultas do conforto de suas casas. Casos severos de síndrome do pânico e agorafobia, por exemplo, impossibilitam as pessoas de deixaram suas residências sem sofrer crises. Assim, elas podem iniciar o tratamento online e, aos poucos, fazer os enfrentamentos necessários para conseguirem frequentar ambientes externos.
5. Valores acessíveis
As consultas realizadas online costumam apresentar valores mais acessíveis do que as realizadas no consultório. Os profissionais conseguem eliminar diversos custos com a manutenção do consultório ao atender pacientes pela internet. Logo, indivíduos interessados em fazer terapia podem encontrar valores que se encaixam em seu orçamento ao buscar por psicólogos online.
Como encontrar um bom psicólogo?
O processo de seleção de um psicólogo para a terapia presencial e online é semelhante. A maioria dos profissionais efetua os dois tipos de atendimento enquanto outra parte prefere ficar somente com a modalidade a qual acredita ser mais confortável.
Além de fazer os questionamentos tradicionais, como qual é a abordagem psicológica, a disponibilidade do profissional e a forma de pagamento do atendimento, pacientes podem questionar o profissional acerca da sua experiência com a terapia online.
Veja alguns exemplos de perguntas pertinentes abaixo:
- Você já realizou atendimentos online antes?
- Como essa forma de atendimento pode ajudar no meu caso específico?
- Como são feitas as consultas?
- Quais são os horários disponíveis?
- Que tipo de ferramentas você utiliza durante a terapia online?
Outro critério indispensável para selecionar um bom profissional para a terapia é a sensação de conforto. Você se sente confortável ao conversar com o psicólogo? Às vezes, as pessoas conseguem decidir isso somente na primeira conversa com o profissional e, em outras, precisam fazer uma ou mais consultas para determinar se realmente gostam do psicólogo.
Se sentir confortável significa ficar à vontade na presença do psicólogo e ser capaz de compartilhar os seus incômodos com honestidade, sem medo de ser recriminado, julgado ou repreendido. Caso contrário, você não conseguirá desfrutar da terapia.
Terapia presencial ou online?
Terapia online ou presencial? Qual escolher? Mesmo que as pessoas estejam mais acostumadas a buscar serviços na internet, ainda podem duvidar da efetividade da terapia online em comparação à terapia presencial.
Não há necessidade de se preocupar em relação a isso. Como dito, as consultas da terapia online são conduzidas da mesma maneira que as realizadas presencialmente. As principais diferenças entre essas modalidades de atendimento vêm da mudança de ambiente, mas não do método.
Sendo assim, optar pela terapia online ou presencial acaba se tornando uma questão de preferência pessoal. Há pessoas que preferem ter o contato cara a cara com o psicólogo. Elas se sentem mais confortáveis ao estarem no mesmo ambiente que o profissional.
Já outras preferem o ambiente virtual por estarem mais acostumadas com ele e desfrutar da comodidade trazida por ele. Outra razão que leva à essa decisão é a vergonha. O paciente teme ser julgado por fazer terapia, então escolhe o atendimento online por proporcionar mais privacidade.
De qualquer maneira, para tomar uma decisão, reflita sobre as suas preferências pessoais. Você se sentiria mais confortável ao conversar com um psicólogo presencial ou virtualmente? Qual valor você pode investir na terapia? Você consegue encontrar um espaço para fazer terapia na sua agenda?
Você pode responder essas perguntas sozinho ou após conversar com o psicólogo selecionado. O profissional pode fornecer insights que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão para você. Tenha em mente, contudo, que ambas as modalidades de atendimento são efetivas!
CFP – Conselho Federal de Psicologia
CRP – Conselho Regional de Psicologia
USP – Instituto de Psicologia
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
-
Priscilla Mendes
Consultas presenciais
Consultas por vídeoA psicóloga Priscilla é graduada há quase 20 anos e é pós-graduada em Neuropsicologia pela faculdade FMU, realizou curso de extensão em Análise do Comportamento pelo Núcleo de Estudos Paradigma, é especialista em Grafologia pelo Instituto Grafológica de SP e extensões em Psicologia Analítica no IJEP
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comMaternidadeAnsiedadeAvaliação NeuropsicológicaCasaisCasamentopróximo horário:
Consulte os horários -
Yasmin Ramos
Consultas presenciais
Consultas por vídeoAtua com base na abordagem da Análise do Comportamento em conjunto com a Terapia Cognitivo Comportamental. Possui capacitação em Neurolinguística, Inteligência emocional, Instrumentos para avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Realizou diversos cursos de extensão e aprimoramento...
Valor R$ 230(R$ 120 a 1ª consulta)
Posso ajudar comAnsiedadeAutoconhecimentoAutoestimaCarreiraCasaispróximo horário:
Consulte os horários
Autor: psicologa Rosangela Silva Santos - CRP 06/155562Formação: A Psicóloga Rosangela Silva Santos é graduada pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) e atua com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Sua prática é embasada em uma sólida formação, com especializações e cursos de aprimoramento contínuo, que contribuem para o seu...