Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Marcela Heil de Moraes Paes - Psicólogo CRP 06/124880
Com a recomendação do distanciamento social para minimizar os efeitos do coronavírus (COVID-19), muitas pessoas aderiram ao trabalho remoto.
Se você é uma dessas pessoas, certamente já se perguntou: qual é a melhor maneira de maximizar a produtividade, manter uma boa saúde e manter a produtividade no home office durante a quarentena?
Saiba que é possível sim, ter uma boa produtividade ao trabalhar em casa. Mas isso só é possível quando você tira um tempo para o seu bem-estar, aconselham os psicólogos.
É papel do psicólogo ajudar, por isso, confira nossas dicas abaixo para saber como maximizar a produtividade do enquanto se trabalha home office.
1. Mantenha-se conectado aos seus colegas de trabalho
Trabalhar em casa pode ajudá-lo a se concentrar no seu trabalho a curto prazo, mas também o fará se sentir isolado do resto da empresa. As mensagens instantâneas, os tópicos de envolvimento da comunidade e a videoconferência podem facilitar o contato com os colegas de trabalho.
Tornar esses contatos uma rotina de trabalho pode ser uma ótima maneira de adicionar, inclusive, mais organização ao seu dia de trabalho.
Por exemplo, considere que os funcionários comecem o dia com uma ligação de 15 minutos com seus gerentes para fornecer um canal de comunicação mais direto.
Os funcionários podem responder a perguntas específicas antes de mergulhar no trabalho e os gestores conseguem ajustar as prioridades sem criar confusão.
2. Descreva as expectativas e com clareza
Para garantir que as tarefas sejam concluídas no prazo, as diretrizes de comunicação precisam ser esclarecidas e definidas com os gestores.
Espera-se que os funcionários estejam online e disponíveis durante todo o dia de trabalho ou apenas durante o horário definido? Quais a produtividade e entrega diária?
Definir expectativas claras permite coordenar melhor os assuntos pessoais com suas responsabilidades profissionais e sejam mais produtivos.
Também é importante que todos os colaboradores adotem um padrão de comunicação. Isso ajuda que todos tenham um meio de comunicação confiável.
>>>Leia também: 6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo.
3. Se autoavalie com frequência
Para garantir que sua política de trabalhar em casa seja bem-sucedida, verifique sua produtividade diária por meio de autoavaliação.
Faça as perguntas importantes: a produtividade aumentou? Existem grandes atrasos no projeto. Você está achando difícil acompanhar o desempenho da equipe?
Com essa autoavaliação você irá entender seus pontos fortes e também o que está gerando problemas, você pode buscar ajuda da terapia para seu autoconhecimento na sua vida profissional. Com isso, vai ajustando sua rotina home office.
Confira mais algumas sugestões de perguntas a serem feitas para si mesmo:
- Quais são os maiores desafios que você enfrenta ao trabalhar em casa?
- Ao trabalhar em casa, do que você mais sente falta no escritório?
- Você se encontra trabalhando mais ou menos horas?
- Você se sente mais ou menos produtivo?
- Você tem as ferramentas e a tecnologia necessárias para realizar seu trabalho com eficiência?
4. Liderar com confiança
Quando se é gestor e se tem que gerir uma equipe que trabalha em home office, a ansiedade pode ser ainda maior.
Ter tantos subordinados em casa pode tornar tentador falar com eles com frequência e microgerenciar de longe para garantir a conclusão da tarefa. Mas essa postura só criará problemas para sua equipe e para sua saúde.
Uma política bem-sucedida exige que você confie em seus funcionários. Quando perceber que alguém do time não age com responsabilidade, esse é o momento de abordá-lo individualmente.
5. Respeite o seu horário de trabalho
É muito importante tomar cuidado em não se exceder nas horas trabalhadas. No desejo de bater metas, ou ainda compensar um dia que não foi muito produtivo, costumamos ir além do nosso horário de trabalho.
E no home office, isso pode ser ainda mais problemático, já que a “hora extra” pode virar rotina.
Portanto, crie uma rotina. Estabeleça horários de trabalho. Isso será muito importante para manter a produtividade no home office durante a quarentena.
6. Cuide do seu bem-estar
Pratique atividades físicas, faça coisas que gosta. Cuide da sua espiritualidade, passe tempo com a família. E se estiver isolado, busque videoconferências, redes sociais…
Enfim, cuide de si mesmo. Não será possível manter a produtividade no home office se sua mente estiver desgastada e com problemas como ansiedade.
Como vimos, com algumas dicas simples e a adoção de um rotina mais saudável, é possível ter uma boa produtividade no home office durante a quarentena. E não apenas isso, você também obtém mais saúde e bem-estar.
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Autor: psicologa Marcela Heil de Moraes Paes - CRP 06/124880Formação: A psicóloga Marcela Paes possui curso em TCC – Terapia Cognitiva Comportamental e é certificada em Thetahealing pelo ThetaHealing Institute of Knowledge, auxiliando os seus pacientes a reprogramarem suas crenças limitantes e padrões de comportamento, com foco em desenvolver suas potencialidades.
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