Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Amanda Mendes Martins da Costa - Psicólogo CRP 06/155761
Como o próprio nome já sugere o Transtorno de Afetividade Bipolar – TAB é caracterizado por uma transformação brusca de humor de uma hora pra outra, afirmam os psicólogos.
Posso citar como exemplo uma pessoa que esteja transbordando de alegria numa festa, ou mesmo num ambiente familiar que seja satisfatório pra ela, e que em pouco tempo toda aquela alegria se transformar em tristeza absoluta.
As pessoas que sofrem desse transtorno normalmente falam muito rápido e mudam de pensamentos e assuntos rapidamente.
Dificilmente conseguem se concentrar num determinado assunto por muito tempo e juntamente com esse transtorno também possuem o transtorno de ansiedade.
Devido a isso têm a vida marcada com muitas emoções e perdas. São pessoas que muitas das vezes não são bem vindas pelos outros, devido à falta de compreensão da doença e acabam sendo rejeitados.
Como Posso Buscar Ajuda?
Com a minha experiência na área clínica percebo que normalmente o paciente com Transtorno de Afetividade Bipolar procura ajuda do psicólogo num estado bem crítico do transtorno, normalmente quando está em depressão.
Num estágio tão grave que na maioria das vezes chegam com queixas de tentativa de suicídio ou risco do mesmo.
Existem também aqueles pacientes que descobrem o transtorno através de uma crise que normalmente é caracterizada por uma grande euforia ou grande tristeza, ou seja, oscilação rápida de humor.
A doença é crônica, então não possui cura, mas o paciente consegue através do tratamento obter um resultado muito positivo e levar uma vida normal.
O tratamento consiste basicamente no uso de medicamentos antidepressivos (com prescrição de um médico) para que ajude na diminuição dos sintomas como tristeza, desânimo, vontade de morrer, não conseguir dormir bem etc.
O tratamento medicamentoso combinado com a psicoterapia auxiliará no combate aos sintomas depressivos, elevando a autoestima do paciente e ajuda-lo a ver a vida e as pessoas de maneira diferente.
Resultados Positivos
Os pacientes que possuem o Transtorno de Afetividade Bipolar na sua maioria conseguem alcançar o objetivo desejado.
O tempo de tratamento é em longo prazo, mas trás resultados muito positivos a vida do paciente que conseguem voltar a se relacionar normalmente com as outras pessoas, no ambiente familiar e de trabalho também.
Se você tem ou acredita ter esse transtorno não deixe de buscar de um profissional.
Quanto mais cedo você entender como funciona a doença e trata-la mais cedo você verá os resultados e os retornos de seu esforço e deixará de se frustrar tanto com as oscilações de humor ou mesmo os pensamentos negativos que tanto rodeiam a quem o tem esse transtorno.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Síndrome do Impostor: o que é e como identificarSaiba mais sobre a Síndrome do Impostor e veja como esse distúrbio pode ser identificado e tratado adequadamente. Um estudo realizado em 1978 pelas psicólogas norte-americanas Pauline Clance e [...]
- O que é o desespero?Desespero é uma experiência humana comum. Todos nós já sentimos desespero durante períodos difíceis em nossas vidas. Podemos ocasionalmente sentir desespero relacionado ao nosso trabalho, casamento ou vida amorosa, [...]
- Como o TOC afeta a produtividade e o que fazerO TOC afeta a produtividade, e ela é altamente almejada por profissionais e requisitada por empregadores na atualidade. Ser tão produtivo quanto se deseja, no entanto, é um problema [...]
Autor: psicologa Amanda Mendes Martins da Costa - CRP 06/155761Formação: A psicóloga Amanda Mendes atua em seus atendimentos com base na TCC - Terapia Cognitivo Comportamental e na Psicanálise, com flexibilidade na utilização de métodos cognitivos comportamentais, atendendo adultos e terapia de casal em questões de ansiedade, relacionamentos, questões profissionais...