Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Isabela Magalhães Santos Fernandes - Psicólogo CRP 06/175414
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Triad PS e divulgada pelo Portal Contábeis, 70% dos brasileiros tem o hábito de procrastinar na hora de realizar suas atividades, um número bem expressivo, diga-se de passagem.
Entretanto, mais do que simplesmente adiar uma tarefa, o ato de procrastinar pode estar relacionado com algumas questões de saúde mental, como a insegurança e o desânimo, e favorecer o surgimento de outras questões, como o sentimento de culpa e o estresse.
Nesse sentido, preparamos este conteúdo para falar sobre a procrastinação e dar algumas dicas de como vencê-la. Confira!
O que é procrastinação?
A procrastinação consiste no ato de adiar a conclusão de tarefas, muitas delas cruciais para o dia a dia. Todo indivíduo pode vivenciá-la em algum ou outro momento da vida, principalmente após um longo e cansativo dia de trabalho, por exemplo.
No entanto, ela se torna um problema quando acontece com bastante frequência e costuma prejudicar a vida pessoal e profissional da pessoa.
O que pode causar a procrastinação?
A procrastinação pode ser causada por questões fisiológicas, como o cansaço excessivo, mas também por questões psicológicas.
Nesse último caso, algumas questões mentais, como a depressão e a ansiedade, podem estar por trás do ato de procrastinar.
No entanto, independente de quais sejam as razões, é importante se orientar e procurar formas de vencer a procrastinação.
Qual é a diferença entre preguiça e procrastinação?
Muitas vezes, o ato de procrastinar pode ser confundida com a preguiça. No entanto, tratam-se de questões bastante diferentes. Isso porque uma pessoa que tem preguiça não se importa com as consequências do adiamento das tarefas.
Por outro lado, quem procrastina sabe da sua responsabilidade e, por isso mesmo, pode desenvolver a ansiedade e o sentimento de culpa justamente por não estar cumprindo com aquilo que lhe é proposto.
Esse, inclusive, é um ponto de alerta, que indica o quão perigoso pode ser a procrastinação para a saúde mental.
Como parar de procrastinar?
Como você viu, superar a procrastinação é necessário para a sua vida pessoal e profissional, bem como para a sua saúde mental.
Deste modo, listamos algumas dicas que podem te ajudar a parar de procrastinar. Confira!
1. Crie uma lista de tarefas
O primeiro passo para parar de procrastinar é criar uma lista de tarefas para que você possa visualizar tudo aquilo que tem que cumprir dentro de um dia ou uma semana, por exemplo. Para isso, vale a pena contar com uma agenda ou um planner.
Na hora de preenchê-lo, procure colocar as atividades mais importantes para serem entregues primeiramente. Em seguida, sinalize tudo aquilo que já foi entregue.
Esses checks são muito importantes para que você tenha a sensação de dever cumprido e para conseguir otimizar o seu tempo.
2. Crie pequenas metas e estabeleça prazos
Também é importante criar metas com prazos para que você possa segui-los à risca.
Porém, aqui é importante que você pense em metas pequenas e tangíveis. Isso porque, se colocar metas difíceis de serem alcançadas em seu planejamento, como escrever um livro em dois dias, você se sentirá frustrado de não conseguir alcançá-la.
Portanto, se organize, mas seja justo com você!
3. Resolva as tarefas mais fáceis primeiro
Para quem procrastina, o ideal é iniciar as tarefas pelas atividades mais fáceis de serem cumpridas. Essa é uma forma de ter mais motivação ao longo do dia para cumprir as demais atividades.
Do contrário, isto é, se você começa o dia logo em uma tarefa demorada e complexa, poderá se sentir tenso, uma vez que essa é uma atividade que demanda mais tempo. Então, você sentirá que não está saindo do lugar.
E se por um acaso boa parte das suas tarefas forem complexas e longas, então o ideal é dividi-las em pequenas partes, para que você possa concluir cada uma delas e, assim, poder ter a sensação de dever cumprido e a motivação necessária para cumprir as próximas.
4. Recompense todas as suas conquistas
Você precisa ter motivação para continuar realizando as suas atividades? Então crie uma espécie de sistema de recompensas a cada grupo de atividades concluídas.
Pode ser uma recompensa simples, como quebrar a rotina e sair para tomar um sorvete durante a semana, por exemplo. O mais importante é que você se sinta recompensado e motivado a continuar cumprindo suas tarefas.
5. Elimine as distrações
As distrações são verdadeiras armadilhas para adiar a entrega de um trabalho. Inclusive, hoje em dia, as redes sociais costumam ser as maiores vilãs. Afinal, ficamos boa parte do tempo nelas sem ao menos sequer perceber que as horas estão passando.
Portanto, é importante que, para aumentar a sua concentração, você elimine todas as distrações externas. Procure, por exemplo, definir horários para acessar as redes sociais, lojas online, etc.
Assim, você evita que uma simples olhadinha no celular roube todo o seu tempo.
6. Crie um ambiente adequado
Ainda nessa linha de evitar distrações, é importante que você crie um ambiente propício para a realização das suas atividades laborais e de estudos.
O ambiente deve ser tranquilo e sem ruídos, para evitar os estímulos externos, e confortável, para evitar que em pouco tempo você se sinta incomodado e resolva pausar as tarefas.
7. Faça pausas regulares
E falando sobre as pausas, é sim importante que você pare em alguns momentos para descansar. Essa é uma forma de não se sentir sobrecarregado e nem se estressar.
Nesse sentido, é importante definir de tempos em tempos um momento para parar os trabalhos e descansar a cabeça, seja para um lanche, uma conversa com um amigo ou simplesmente apreciar o dia.
Porém, apenas tome cuidado para não passar o dia pausando e, consequentemente, procrastinando. As pausas são importantes, mas devem ser planejadas antecipadamente.
8. Encontre as suas motivações
Muitas vezes a procrastinação acontece porque não encontramos a motivação necessária para realizar determinado trabalho, não é mesmo?
Nesse sentido, é importante que você descubra quais são as suas motivações para, então, encontrar força de vontade para cumprir as tarefas e alcançar os seus objetivos.
Pergunte-se: “O que me motiva a estar nesse serviço? É o sucesso profissional? A questão financeira? É o desejo de comprar uma casa própria?”.
Faça essas e outras perguntas para encontrar um lugar onde você se sinta motivado.
9. Desenvolva a inteligência emocional
A insegurança, o medo e a culpa podem fazer com que você procrastine. Por isso, é muito importante conhecer quais são as suas emoções e sentimentos e perceber como elas podem afetar a sua vida.
Nesse cenário, é importante desenvolver a inteligência emocional para saber gerenciar as emoções e impedir que elas interfiram de forma tão significativa na sua vida.
10. Desenvolva o autoconhecimento
Nesse mesmo contexto do gerenciamento das emoções, está o desenvolvimento do autoconhecimento. Esse é um processo pelo qual todas as pessoas deveriam passar, independente de procrastinarem ou não.
Entretanto, no caso do procrastinador, essa ferramenta se torna muito importante para que o indivíduo possa entender suas habilidades e seus pontos fracos e, dessa forma, conseguir melhorá-los.
Vale dizer que o caminho do autoconhecimento pode ser iniciado sozinho ou com a ajuda de um psicólogo.
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