Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Amanda Mendes Martins da Costa - Psicólogo CRP 06/155761
Entenda o que é déficit de atenção e hiperatividade
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) “é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas (…)”, ocasionado por alterações na região cerebral.
Crianças de todo o mundo estão sujeitas ao diagnóstico de TDAH, sem distinção, não sendo o lugar onde habita ou o modo como os pais a criaram que tornam-se determinantes para a manifestação do transtorno.
Quais os sintomas?
O TDAH tem por característica a falta de atenção, inquietação e, também, comportamentos impulsivos.
Embora na vida adulta a inquietude possa ser mais amena, as características do transtorno poderão ser observadas durante toda a vida do paciente, em diversos momentos, ambientes e situações.
Diagnóstico e Tratamento
A desatenção e a hiperatividade em crianças com o TDAH é muito mais frequente e com alta intensidade, se comparadas às outras crianças na mesma fase de vida. Sendo assim, é muito fácil que as pessoas que convivem com a criança com o TDAH notem a diferença.
O diagnóstico confiável deverá ser realizado por um médico especialista em psiquiatria, neurologia ou neuropediatria, através de uma investigação muito apurada dos sintomas apresentados.
A partir do diagnóstico, além do acompanhamento com o médico especialista, é necessário também o acompanhamento psicoterapêutico (com psicólogo) para o auxilio de readaptação do paciente às suas atividades.
O tratamento do TDAH conta com profissionais de áreas da saúde para uma intervenção melhor:
- Médico: além do diagnóstico, atua na prescrição e no controle da medicação, que é frequente na maioria dos casos;
- Psicólogo: psicoterapia.
- Fonoaudiólogo: papel importante quando os sintomas do TDAH dificultam o aprendizado e o rendimento nos estudos;
A psicoterapia no tratamento de TDAH
A psicoterapia nos casos de TDAH, assim como em outros casos, tem o objetivo de ajudar na construção da autonomia e bem estar do paciente.
É claro que as técnicas utilizadas na terapia irão variar para se adequar à faixa de idade de cada caso, mas sem perder de vista a ideia principal de ajudá-lo a lidar com as dificuldades e conseguir encontrar soluções para os problemas.
É papel do psicólogo ajudar, na terapia será realizada uma avaliação bem apurada da gravidade dos sintomas do paciente para que o tratamento mais adequado seja colocado em prática.
Além disso, como geralmente os pacientes são crianças/adolescentes, a orientação aos pais/ familiares para saberem o que fazer e o que não fazer também, fará parte do processo de terapia em prol da qualidade de vida do paciente.
Ou seja, além do processo terapêutico dentro da sessão, também é necessária a colaboração dos pais/ responsáveis na convivência diária com o paciente.
Psicólogos para TDA e TDAH
Conheça os psicólogos que atendem casos de TDA e TDAH no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Síndromes com nomes de personagens da literaturaVocê sabia que a psicologia já nomeou síndromes com nomes de personagens? Conheça alguns deles! São muitos os transtornos citados pela psicologia e psicanálise. Mas, você sabia que a [...]
- Transtorno de Afetividade Bipolar (TAB): o que éComo o próprio nome já sugere o Transtorno de Afetividade Bipolar - TAB é caracterizado por uma transformação brusca de humor de uma hora pra outra, afirmam os psicólogos. [...]
- Claustrofobia: suas causas e acompanhamento do psicólogoConheça algumas causas e o tratamento para a claustrofobia A claustrofobia é um distúrbio psicológico ligado ao medo de permanecer em locais fechados, apertados, cheio de pessoas ou mesmo [...]
Autor: psicologa Amanda Mendes Martins da Costa - CRP 06/155761Formação: A psicóloga Amanda Mendes atua em seus atendimentos com base na TCC - Terapia Cognitivo Comportamental e na Psicanálise, com flexibilidade na utilização de métodos cognitivos comportamentais, atendendo adultos e terapia de casal em questões de ansiedade, relacionamentos, questões profissionais...