Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosangela Silva Santos - Psicólogo CRP 06/155562
Agradar aos outros não é um defeito, pelo contrário, indivíduos que gostam de agradar tendem a se tornar queridos pelas pessoas à sua volta. O agrado traz retorno, seja pela felicidade do outro, seja pela satisfação pessoal de fazer o bem.
O problema, porém, é quando esse ato não é espontâneo e se torna uma obrigação. Nesse momento, talvez seja a hora de procurar ajuda de um psicólogo para entender porque existe a necessidade extrema de agradar a todo o mundo.
O ato de dizer não deve ser natural, mas nem todo mundo consegue.
Há quem fuja de conflitos e prefere abdicar de si pelos outros pensando se tratar de algo em curto prazo.
Porém, esse comportamento frequente pode virar uma bola de neve. Com medo de se tornar indelicada, essa pessoa abrem mão de si para satisfazer os outros sem medir as consequências.
O fato de agradar aos outros também pode ser uma forma de se sentir aceito em um grupo, algo que a pessoa acredita que não conseguiria se agisse conforme a sua personalidade.
Há ainda aqueles que agradam esperando sempre algo em troca e, quando não ocorre, se frustram e ficam ressentidos.
Agradar aos outros sem estar se agradando pode ser prejudicial para as emoções do indivíduo e algo que deveria ser prazeroso se torna um peso. Pessoas com necessidade de agradar podem se tornar inseguras, depressivas, ansiosas, ter baixa autoestima e não terem condições de decidir por si, precisando sempre da opinião do outro.
Às vezes é preciso fazer o que não se gosta em benefício do grupo, mas ninguém deve se tornar escravo desse comportamento. Veja quando agradar todo mundo pode se tornar prejudicial:
Agradar a todos pode se tornar um problema quando
- Sempre se espera algo em troca;
- Não há retorno e há frustração;
- Acredita-se que é necessário agradar para ser aceito;
- Deixa-se de lado as vontades e desejos próprios;
- Não se consegue mais identificar o que se gosta;
- Os gostos são baseados nos de outra pessoa;
- Fica-se impossibilitado de dizer não;
- Consegue-se dizer não, mas tenta-se sempre justificar (inclusive mentindo);
- Há necessidade de ser visto como alguém bom e legal;
- Sem perceber, os outros abusam dessa pessoa;
- A pessoa se culpa por tudo de errado que acontece;
- A pessoa sente-se imprescindível e insubstituível naquele meio;
- A pessoa considera o amor e a entrega sacrifícios normais;
- A pessoa apresenta sinais de baixa autoestima, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais.
O que leva uma pessoa a querer sempre agradar aos outros?
Irracionalmente temos a necessidade de sermos aceitos e amados. O renovado psicólogo americano Albert Ellis, criador da terapia racional emotiva, determinou onze crenças irracionais comuns.
Uma delas é: “Preciso do amor e da aprovação de todos os que me rodeiam” ou “preciso ser amado e ter a aprovação de todas as pessoas importantes que me rodeiam”.
Esta crença é comum, em diferentes graus, em todo o ser humano. Racionalmente sabemos que agradar a todos é impossível e que isso não nos torna piores.
Quando a pessoa não identifica isso, abre mão de suas necessidades – uma das poucas formas de conseguir agradar ao máximo o outro (sem garantia de sucesso).
Identificar a origem dessa conduta no indivíduo é um dos primeiros passos para melhorar esse aspecto. Outro ponto é analisar o que a pessoa está fazendo para que isso a impossibilite de mudar.
Em geral, o indivíduo que está sofrendo com a necessidade de agradar não consegue identificar onde está o erro. Por essa razão é preciso buscar ajuda profissional. Um psicólogo comportamental pode auxiliar na busca pela resolução desses conflitos.
Psicólogos para Relações Interpessoais
Conheça os psicólogos que atendem casos de Relações Interpessoais no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como funcionam o sigilo e a confidencialidade na terapia com um psicólogo?Quando decidimos iniciar uma terapia, algumas perguntas podem surgir em assuntos que envolvem sigilo e confidencialidade. É muito importante que o paciente converse com o psicólogo sobre essas questões [...]
- Vício em videogames: como lidar?Embora ainda não seja reconhecido pela Associação Médica como um transtorno diagnosticável, o vício em videogames é um problema real para muitas pessoas, alertam os psicólogos. De acordo com [...]
- Tabu sobre psicologiaQuando falamos no acompanhamento de um psicólogo, muitas pessoas ficam inseguras. Conversar com esse profissional ainda é um tabu, mas, aos poucos, as informações aparecem e mostram que é [...]
Autor: psicologa Rosangela Silva Santos - CRP 06/155562Formação: A psicóloga Rosangela Silva Santos é especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e tem experiência com a adolescentes, idosos e adultos,...
Bom dia, muito interessante a matéria sobre “ a pessoa q quer agradar a todos “ , já faço tratamento , mas o texto todo se encaixa pra mim . Preciso ler mais sobre esses transtornos psicológicos ,apesar de estar em tratamento , é um dia de cada vez , pois vez em quando , volto a estaca zero.
Obrigada pelo texto aplicado, quero ler mais assuntos sobre ansiedade generalizada, o q eu fui diagnosticada
Olá, obrigada pelo feedback. Fico feliz que nosso conteúdo esteja agregando a sua vida =)
Parabéns pelo seu post! Sou médico, e muitos pacientes passam por isto!
Seu texto foi muito bem construído! Excelente!
Deus te abençoe e grande abraço!
Olá, fico feliz que esteja contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Obrigada pelo seu comentário. Abraços
Bom dia!
Excelente texto.
Obrigada por acrescentar informações de forma simples e objetivas.
Olá, fico feliz que gostou do conteúdo. Abraços
Esse texto de querer agradar,se sentir legal, não damos conta que é uma doença. As vezes quando não somos retribuído ficamos magoados. Eu sou essa pessoa. não se trata de bens matérias e sim de atenção mesmo.
Olá, agradar aos outros não é um defeito, pelo contrário, indivíduos que gostam de agradar tendem a se tornar queridos pelas pessoas à sua volta, mas o indivíduo que se sente mal em ser assim precisa buscar ajuda para gerenciar esses sentimentos. Abraços
Olá! Esse texto me identifica muito. Quem me alertou foi meu filho. Percebi realmente que em alguns momentos é ruim, as vezes se torna excessivo demais. Quero melhorar, só nas ocasiões necessária. Vou me policiar para evitar transtono no pessoal e profissional. Algumas pessoas me disseram, você quer sempre ser a boazinha, agradar a todos, e ruim porque você não se ver desta forma. Obrigada, ajudou a me ver melhor.
Olá, sim, é impossível agradar a todos sem se prejudicar, pense em você, em primeiro lugar. Abraços
Sofro deste transtorno, gostaria muito de poder me tratar e não me sentir tão frustrada, quanto me sinto. Isso me faz afastar de todos , família, amigos
Olá, pessoas que querem agradar a todos acabam não se colocando em primeiro lugar e assim não sendo totalmente feliz. Busque ajuda especializada para lidar com esse sentimento. Abraços
Eu me sinto exatamente assim eu não tenho mais personalidade nem nada eu só tem concordando eu não ligo pra mim mesma eu deixo as pessoas me humilharem eu deixo as pessoas fazerem tudo que elas quiserem comigo só pra parecer um pessoas boa mas quando estou sozinha penso nisso e me sinto horrível eu to cansada disso eu não quero mais ser assim como eu posso mudar?? Eu não consigo impor meus direitos
Olá, compreendo como se sente, porém não se puna dessa forma, pois querer agradar a todos não é um defeito, pelo contrário, indivíduos que gostam de agradar tendem a se tornar queridos pelas pessoas à sua volta. O problema, porém, é quando esse ato não é espontâneo e se torna uma obrigação. Nesse momento, talvez seja a hora de procurar ajuda de um psicólogo para entender porque existe a necessidade extrema de agradar a todo o mundo. Abraços