Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Katia Cristina Brito - Psicólogo CRP 06/112126
Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, boa parte das pessoas começa a vida profissional muito cedo e acaba optando por cargos que tragam uma melhor remuneração ou que estejam disponíveis no momento em que essas pessoas estão buscando uma profissão.
Depois, acabam se acomodando e continuam seguindo na mesma carreira por anos, até que começam a sentir-se incomodadas pela vontade ou necessidade de mudança. Mas saiba que trocar de profissão não é tarefa tão simples.
Ao contrário, pode até ser algo desafiador, arriscado e vir acompanhado de diversas dúvidas. E é em casos assim que vale buscar a ajuda de um psicólogo para lhe orientar neste momento difícil, por meio da psicoterapia.
Se você é um destes que sentem que acordar pela manhã para ir ao trabalho está se tornando um fardo pesado, suas tarefas diárias não lhe proporcionam mais prazer e a insatisfação é uma constante, talvez esteja no momento de pensar em se reinventar profissionalmente.
Mas, para isso, será necessário parar um pouco e fazer algumas considerações a respeito.
Avalie bem antes de tomar a decisão de mudar de profissão
O primeiro passo para evitar cometer um erro é fazer um planejamento e analisar bem sua carreira atual para descobrir o que realmente está levando-o a intensão de mudar de profissão.
Resgatar um sonho profissional adormecido por anos e que de repente volta a aflorar pode ser um dos motivos que o leva a querer trocar de carreira, mas você deve avaliar se realmente está na hora de realizar este sonho.
Autoconhecimento é muito importante nesta transição. É a partir dele que você saberá quais são as suas habilidades, pontos positivos, características a melhorar, qual a sua paixão, valores e objetivos.
E, depois, terá uma visão maior e melhor da sua carreira e vida profissional.
Orientação psicológica é fundamental na transição de carreira
Procure um profissional capacitado, que possa lhe ajudar nesta transição.
O psicólogo é especializado em comportamento e, à luz da Psicologia, pode orientá-lo na escolha da profissão mais adequada ao seu perfil, avaliando suas competências, objetivos, sonhos e habilidades.
Assim, você terá mais segurança para desenvolver uma atividade que o leve à realização pessoal e profissional.
Rumo à nova carreira
Descoberto o rumo a seguir, conheça as principais características da nova carreira, os desafios, vantagens e desvantagens, limitações e tudo que for possível saber a respeito para confirmar se é realmente o que está buscando.
Depois, se aproxime da nova carreira e procure vivenciá-la. A experiência fará você constatar se realmente é esta a mudança que você quer colocar em prática.
Mas, não se iluda: não é porque você descobriu o que realmente quer seguir que tudo estará resolvido. Toda mudança gera desconforto e exige um período de adaptação.
É preciso estar preparado emocionalmente e, o principal, financeiramente para este período. Lembre-se que resultados indesejados podem aparecer. Então, estando preparado, você não se frustrará.
h2 style=”clear:none”>Apoio da família
Se você tiver família, é importante envolvê-la nesta nova etapa. Afinal, ela também será impactada com estas mudanças. Estando ciente do que está acontecendo, os familiares estarão prontos para lhe dar todo o apoio necessário.
Mesmo encontrando a profissão que buscava e estando feliz, não deixe nunca de buscar novos desafios, conhecimento e crescimento profissional. Isso impulsionará sua carreira e o manterá motivado.
Psicólogos para Transição de Carreiras
Conheça os psicólogos que atendem casos de Transição de Carreiras no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como desenvolver resiliência para crescer na carreira profissional?Cultivar a habilidade da resiliência pode ser de grande valia para crescer na carreira profissional. É que a facilidade de se adaptar a vários ambientes, a tolerância e o [...]
- Horas de trabalho pouco tem a ver com carga horáriaMuita gente ainda acredita que carga horária significa horas de trabalho e, neste texto, falaremos sobre a diferença entre essas duas coisas e como buscar uma melhor organização no [...]
- Engolir sapo no trabalho: qual é o limite?Saiba a hora de dizer chega! Engolir sapo no trabalho pode ser uma atitude que, em longo prazo, pode trazer malefícios graves para a saúde emocional, e até física, [...]
Autor: psicologa Katia Cristina Brito - CRP 06/112126Formação: A psicóloga Katia é graduada há 15 anos, é especialista na abordagem psicanalítica e conta com diversos cursos de extensão para a contribuição do desenvolvimento humano. Utiliza-se da psicologia como ciência – com enfoque psicanalítico – e mecanismo facilitador para alcançar objetivos e metas...