Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Kamilla Giacomassi - Psicólogo CRP 06/84766
Você conhece a importância da liderança nas empresas? O líder comanda as equipes para um caminho de sucesso conforme os objetivos das organizações. E na vida? A figura do líder é igualmente útil no dia a dia. Ele ou ela é quem toma a frente em situações estressantes, encontrando soluções e confortando quem precisa.
Algumas pessoas são líderes natas. Elas parecem ter nascido para comandar, mas não de um jeito autoritário. Ser líder não ter nada a ver com ser carrasco. Não é necessário agir com autoritarismo ou com grosseria para ordenar indivíduos e alcançar metas.
Já outras não parecem ter nenhuma habilidade de liderança. Elas mesmas acreditam que nunca serão capazes de se tornarem líderes ou, ao menos, adquirir algumas das competências de sucesso dos líderes. Na verdade, é possível desenvolver essas habilidades.
Não somos seres estáticos, segundo psicólogos. Passamos por muitas transformações ao longo da vida devido às experiências que vivemos e o conhecimento que adquirimos. Sem perceber, desenvolvemos habilidades socioemocionais que nem sequer sonhamos em ter algum dia. Então, você já pode ter habilidades de liderança sem saber!
Neste post, vamos falar sobre as competências necessárias para se tornar um bom líder nas empresas, mas que você também pode usar em outros contextos sociais.
Características de um líder
Os líderes possuem características específicas que os levaram a ocupar uma posição de liderança. Nem todas estão relacionadas a tomar a frente das situações e ter boa comunicação! Pessoas tímidas costumam ter esse receio por não gostarem de se expor. Porém, elas também podem ser líderes do seu próprio jeito.
Veja abaixo algumas das características de bons líderes.
- Autoconfiança: a pessoa confiante passa segurança para os outros, encorajando-os a escutarem o que ela tem a dizer;
- Capacidade de tomar decisões: o líder consegue tomar decisões certeiras conforme o que a situação pede em um tempo hábil. Ele tem capacidade de visualizar as necessidades de todas as pessoas envolvidas, por isso, consegue decidir o que é melhor para todas;
- Comunicação: líderes são pessoas comunicativas. Não quer dizer que elas falem muito, mas, sim, que falam o que é relevante. Os indivíduos ao seu redor compreendem exatamente o que elas dizem, sem ter dúvidas;
- Reconhecer os feitos dos outros: o líder tem humildade para reconhecer e chamar a atenção para os feitos de terceiros, parabenizando-os por seu esforço;
- Dar feedback: além de reconhecer os feitos dos outros, o líder concede feedback precioso para as equipes, auxiliando em seu processo de constante aprimoramento;
- Sabe ver o talento dos outros: pessoas com habilidades de liderança conseguem encontrar talentos com facilidade. Elas analisam as competências e a personalidade de terceiros, identificando suas forças. Assim, conseguem “casar” as suas aptidões com a tarefa a ser desenvolvida; e
- Conduta exemplar: essa característica não está associada à perfeição. O líder não é, em sob hipótese alguma, um ser livre de defeitos. Porém, sabe quais comportamentos são éticos e os adota no dia a dia. Dessa forma, ele inspira os demais a agirem como ele.
Por que os líderes são importantes nas empresas?
Os líderes são responsáveis por guiar as equipes dentro das organizações. Ele faz orientações para que consigam cumprir prazos, serem produtivos e encontrarem motivação para trabalhar. Além disso, os líderes mediam relacionamentos atribulados, resolvendo conflitos entre colegas de trabalho.
A figura do líder é inspiradora.
Ele resolve problemas, toma decisões com confiança, administra as suas emoções em face de crises e não eleva a voz em meio aos atritos. Deste modo, colaboradores trabalham com mais vontade e se portam com ética somente ao observar as suas condutas dentro e fora da empresa.
Anteriormente, os líderes exerciam a função do chefe carrasco, pois não havia uma diferenciação clara entre as melhores formas de liderar. Os colaboradores temiam estar em seu caminho e trabalhavam por medo de desagradar o líder em vez de com vontade de fazer um trabalho digno de orgulho.
A liderança organizacional de hoje é cordial, acessível e simpática, atraindo naturalmente quem está ao redor dela.
A relação com as equipes, então, é muito mais saudável. Essa é a principal vantagem de ter uma liderança eficiente em uma empresa. Por conseguir se dar bem com os profissionais, o líder administra o trabalho desenvolvido por eles e os deixa sempre motivados.
Como desenvolver habilidades de liderança?
Agora que você compreende a importância da figura do líder dentro das organizações, pode começar a refletir sobre o seu próprio comportamento.
Talvez você não tenha a ambição de se tornar um líder de uma equipe ou de um departamento. Porém, é inegável que as habilidades de liderança são úteis tanto dentro quanto fora do contexto profissional.
Você pode desenvolvê-las com o intuito de se relacionar melhor com as pessoas, de trabalhar a sua proatividade ou de subir na carreira.
1. Pratique o autoconhecimento
Um bom líder sabe tudo sobre si mesmo. É desse conhecimento inabalável que surge a sua autoconfiança. Você também pode se tornar confiante ao identificar os seus pontos fracos e fortes. Para isso, é necessário embarcar em uma jornada de autoconhecimento.
Ela consiste em fazer questionamentos frequentes sobre quem você é, no que você acredita e o que você deseja a longo prazo. Aos poucos, você encontrará respostas surpreendentes sobre os seus próprios comportamentos.
Outra forma de se autoconhecer é refletir sobre as suas atitudes, pensamentos e emoções logo após um acontecimento. Você pode se questionar o porquê de ter agido de determinada maneira e, assim, avaliar se foi uma conduta apropriada ou não. Caso não tenha sido, reflita sobre como pode ter uma reação melhor na próxima ocasião.
2. Aperfeiçoe a sua comunicação
Como dito, comunicar-se bem difere de comunicar-se em demasia. As pessoas tendem a não conseguir fazer essa distinção. O importante durante uma conversa não é falar excessivamente, mas saber exatamente o que dizer.
O bom líder não deixa pontas soltas nem cria dúvidas na cabeça dos colaboradores em razão de frases mal elaboradas. Ele consegue comunicar o que pensa e passar instruções claras para a execução de demandas profissionais. Assim, o trabalho é concluído sem estresse.
Você se comunica dessa forma? Ou se atropela na hora de falar, passando mensagens confusas ou se esquecendo de detalhes importantes? Pense sobre isso e procure comunicar-se sem ansiedade, pronunciando cada frase como se fosse a mais importante do mundo.
3. Aprenda a tomar decisões
Nem sempre é fácil tomar decisões no trabalho. Como não podemos prever o futuro, somos dominados pela pressão. E se decidirmos errado e causarmos uma crise sem querer?
Mesmo que não tenhamos essa habilidade, no entanto, é possível fazer previsões e avaliar a situação de forma que uma decisão apropriada seja tomada. Se você é uma pessoa muito indecisa, procure analisar as possíveis soluções para um determinado problema, pontuando quais fazem mais sentido para a organização (ou para você) naquele momento.
Você pode se sentir angustiado no início por ainda não ter confiança em si mesmo. Com o tempo, aprenderá a controlar as suas emoções após tomar uma decisão e perceberá que não é tão difícil assim fazer isso!
4. Desenvolva a sua empatia
A empatia é uma habilidade de liderança indispensável para qualquer líder.
Ela permite que ele se coloque no lugar dos colaboradores e compreenda como eles se sentem e pensam em relação ao trabalho, aos relacionamentos profissionais e à empresa. Deste modo, consegue aconselhá-los e orientá-los com exatidão.
Ao levar os sentimentos dos outros em consideração, o líder cria um ambiente de trabalho acolhedor e reconfortante para todos os colaboradores. Embora seja difícil agradar tantos perfis profissionais de uma única vez, o líder empático se aproxima muito desse cenário.
Todavia, ele deve definir limites em sua relação com as equipes para não se sobrecarregar ou ser vítima de aproveitadores.
5. Faça terapia
Desenvolver novos hábitos, competências socioemocionais e crenças não é nada fácil. Qualquer mudança requer esforço emocional e psicológico. Dependendo da natureza dessa e da personalidade da pessoa, ele pode ser grande ou pequeno.
O acompanhamento psicológico encoraja as pessoas a fazerem mudanças significativas no seu jeito de ser e estilo de vida, tendo sempre o bem-estar emocional e a felicidade como objetivos.
Logo, se você acredita que esse processo de mudança pode ser muito desafiador, procure fazer terapia. Ela também pode ajudá-lo a subir na carreira, sabia? Na terapia, os pacientes compartilham os seus receios e inseguranças em relação à sua vida profissional para que, junto com o psicólogo, encontrem maneiras de superar esses medos.
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Autor: psicologa Kamilla Giacomassi - CRP 06/84766Formação: A psicóloga Kamilla Giacomassi é formada Universidade Presbiteriana e possui uma especialização em andamento em Psicanálise pela AEP. Atua em demanda como síndrome do pânico, TDAH (Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade), fobias, lutos, entre outras...
Thaiana,
Sensacional os seus textos. Todos que já li encaixam-se perfeitamente com os meus sentimentos. Parabéns, para mim são os melhores, pois são claros e precisos para as minhas necessidades.
Olá, fico muito feliz que meu conteúdo esteja te ajudando em suas necessidades, obrigada pelo seu comentário! Abraços