Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Katia Cristina Brito - Psicólogo CRP 06/112126
Ser assertivo, ou seja, ser firme nas suas opiniões e as defender com muita propriedade não significa ser rude.
É preciso saber equilibrar bem os dois lados da mesma moeda para não se tornar inconveniente e parecer grosseiro na busca pela assertividade, alertam os psicólogos.
Tanto nas relações de trabalho no ambiente corporativo, quanto nas relações afetivas com familiares e amigos, o ideal é o comportamento que demonstre segurança, mas sem diminuir os demais. Afinal, a cordialidade nunca sai de moda!
Assertividade e respeito devem caminhar juntos
Não importa o cargo que você exerça e nem a empresa em que trabalha, a assertividade é uma qualidade valorizada e que pode fazer a diferença entre o sucesso ou não.
Mas, por outro lado, funcionários que não sabem agir com respeito e educação no trato com as equipes, chefias, clientes e fornecedores, não são mais tolerados.
Ou seja, você pode até alcançar suas metas e os resultados que a empresa espera, mas se a forma como consegue isto não esteja de acordo, você não sobrevive na organização.
Para ser assertivo no mundo corporativo é preciso estar muito focado nas atividades para as quais você foi contratado. Concentre-se e dedique-se às suas metas individuais, de sua área e da companhia.
Para conseguir isto, há algumas atitudes que precisam ser vivenciadas no dia a dia. A organização é a primeira delas.
Liste suas tarefas do dia, administre seu tempo de forma a dar conta de todos os seus compromissos nos prazos estipulados e cuide dos recursos que você tem, protegendo-os e fazendo a gestão necessária.
Planejamento também é palavra-chave na vida das pessoas assertivas. Faça uma programação detalhada de tudo que você precisa fazer e comunique a todos de que forma você pretende alcançar seus alvos.
Use toda a sua criatividade e tente agir de forma inovadora. A perspicácia e a capacidade de antever possíveis problemas e obstáculos são aspectos bastante importantes para quem quer ser assertivo.
Outras condutas que levam à assertividade
- Evite ser agressivo ou petulante. Além de defender com clareza e transparência suas opiniões e pontos de vista, você deve saber ouvir os outros. Saiba que mudar de opinião diante de um bom argumento também faz parte da assertividade.
- Argumente a favor de suas ideias e ponha sempre em primeiro lugar os interesses coletivos. O melhor é quando você consegue agregar para a companhia sem abrir mão dos seus resultados, convicções, crenças e valores individuais.
- Ser assertivo é uma habilidade dos bons e articulados comunicadores. Quem se comunica de forma produtiva e objetiva, sem meias palavras e sem linguagem puramente técnica e de difícil entendimento, são melhores funcionários nas empresas e ganham mais tempo livre para as relações pessoais com família e entre amigos.
- Demonstre confiança naquilo que está falando. Busque sempre exemplos práticos que ajudem a mostrar que você está com a razão. Não seja o tempo todo teórico, isso dificulta o entendimento.
- Comemore e celebre as vitórias obtidas por você e seu time de trabalho. O espírito de vitória deve sempre estar presente. Isto reconhece o esforço de todos, motivando e garantindo energia necessária para os próximos projetos.
- Receba todas as críticas que surgirem sobre o seu trabalho com humildade. Mas, depois, faça uma reflexão sobre todas elas, filtrando-as. Ou seja, veja as que são verdadeiras para poder melhorar naqueles aspectos. E deixe de lado as infundadas, evitando o desperdício de energia.
É preciso uma boa dose de autoestima para conseguir ser assertivo na medida certa. Se você tem alguma dificuldade neste sentido, procure ajuda de um psicólogo e converse sobre isso.
Com certeza, uma terapia, que pode até nem ser muito demorada, vai te ajudar a desenvolver a assertividade.
Psicólogos para Relações Interpessoais
Conheça os psicólogos que atendem casos de Relações Interpessoais no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como iniciar uma conversa da maneira certaIniciar uma conversa é um grande desafio para pessoas tímidas e com ansiedade social. Mas algumas dicas podem ajudar você nisso! Algumas pessoas parecem ter um talento especial para conversar, [...]
- A importância dos grupos de afinidade para a saúde mentalOs humanos são seres gregários, ou seja, eles somente existem graças aos seus relacionamentos interpessoais. Desde o nascimento, nós participamos de diferentes grupos sociais: família, escola, vizinhos, amigos, trabalho, [...]
- Estabelecer limites: como evitar abusos psicológicosRelações humanas são complexas e, às vezes estabelecer limites. Muitas vezes, é possível se livrar de situações tóxicas ou que prejudicam a sua saúde mental ao praticar a criação [...]
Autor: psicologa Katia Cristina Brito - CRP 06/112126Formação: A psicóloga Katia é graduada há 15 anos, é especialista na abordagem psicanalítica e conta com diversos cursos de extensão para a contribuição do desenvolvimento humano. Utiliza-se da psicologia como ciência – com enfoque psicanalítico – e mecanismo facilitador para alcançar objetivos e metas...