Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Carla Roberta Sartori Carli - Psicólogo CRP 06/189803
Eu tenho timidez excessiva?
Você se sente desconfortável no meio de outras pessoas? Não consegue se comunicar sem tremer ou gaguejar? Falar em público então, nem pensar?
Essas e outras queixas são comuns em nosso consultório de psicologia. Sentir vergonha de se comunicar pode ser um caso de timidez excessiva.
O que é a timidez?
Todos nós possuímos algum grau de timidez, pois ela não é nada mais, nada menos, que um mecanismo de defesa do nosso organismo, afirmam os psicólogos.
Temos medo do que os outros vão pensar de nós, dos olhares de desaprovação, de desagradar o outro – enfim, medo de se expor.
Algumas pessoas alimentam demais essa defesa, principalmente se já vivenciou uma situação que o fez sentir-se constrangido ou humilhado, e se fecham diante de situações que a levariam a certo constrangimento, se afastando cada vez mais de amigos, família e ambientes sociais.
O lema dessa pessoa é: deixar de me comunicar é a solução!
A partir daí a pessoa se fecha de uma forma onde deixa de frequentar a escola ou igreja, a fim de evitar apresentações públicas, deixa de comer na frente dos outros, não sai mais, fazendo com isso, que a pessoa abra mão dos prazeres que antes a satisfaziam.
O interessante é que mesmo não falando, continuamos a nos comunicar. Então, a forma com que seu cabelo está cortado ou penteado passa uma mensagem sobre você, a roupa a qual você usa ou o sapato que você calça, transmitem alguma mensagem sobre você.
Então parar de se comunicar não é o melhor caminho, porque talvez a mensagem que você passe sem falar, não seja a verdadeira mensagem que gostaria de transmitir às pessoas, trazendo um retorno negativo pra você.
Como o psicólogo pode ajudar
O papel do psicólogo é de ajuda-lo a entender e amadurecer a ideia de que é necessário se comunicar. Através de técnicas de pensamentos: primeiramente com você mesmo e, posteriormente, com os outros a sua volta.
Por exemplo, ao entrar em ambientes, no seu pensamento você sentir-se dono de onde você está, ou também ter pensamentos positivos a respeito de você e para você, como: “eu sou vencedor, eu vou conseguir”.
Essas técnicas são aplicadas para convencer o indivíduo que sofre do transtorno que ele é igual ao outro, e que é capaz também de se comunicar e vencer a timidez.
É incrível quando conseguimos convencer a nós mesmos, que podemos mudar e vencer aquilo que antes era um “monstro escondido” e “intocável” que nos atormentava através da força da nossa mente.
A terapia é essencial na modificação da comunicação em um paciente com Timidez Excessiva.
A partir do momento em que o paciente passa a se comunicar novamente, sua vida muda radicalmente e a timidez passa a ser coisa do passado. Tenha certeza, você é capaz de vencê-la!
Se você se sente assim, não deixe de procurar ajuda de um profissional para orienta-lo.
Psicólogos para Timidez
Conheça os psicólogos que atendem casos de Timidez no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Fobia Social: o que é, sintomas, causas e tratamento
A Fobia Social caracteriza-se por sintomas de ansiedade intensos perante situações sociais. Tal ansiedade está ligada ao medo de se expor, ser avaliado, sentir-se incapaz, humilhado, desaprovado ou rejeitado. [...]
- Transtorno de Ansiedade Social e Fobia Social…
O Transtorno da Ansiedade Social (TAS) ou fobia social é um problema muitas vezes mascarado sob o título da timidez ou de a criança ser “quietinha”, mas é preciso [...]
- Medo de Avião segundo a psicologia
Considerando que o medo de voar representa um padrão que apareceu há mais de um século, quando poucos se atreviam a embarcar em um avião, agora o comportamento humano [...]
Autor: psicologa Carla Roberta Sartori Carli - CRP 06/189803Formação: A psicóloga Carla Carli atua com a abordagem TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental. É Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia de SP) e Pós-Graduanda em Neuropsicologia e Abordagem Centrada na Pessoa...